Fenomenologia Existencial

Em meados do século XIX surge o Existencialismo, a partir dos pensamentos de Kierkegaard (pensador dinamarquês ), que propagou-se enquanto um pensamento “radical” a respeito do homem, na época contemporânea. O apogeu desta corrente de pensamento é conquistado entre 1850 e 1860 com a participação de Heidegger e Jean-Paul Sartre. Husserl também fortaleceu esta corrente com seus pressupostos fenomenológicos que se voltavam para a descrição dos fenômenos tais como pareciam ser, sem ter a pretensão de significá-los enquanto uma verdade plena, absoluta.

Postulados principais da Fenomenologia - Existencial

I. Considera o homem enquanto indivíduo, que tem objetivos particulares e atribui diferentes sentidos às diversas formas de existir. A experiência interior ou subjetiva é entendida enquanto um fenômeno particular e inerente a cada um e se sobressai diante da verdade “objetiva” em si.

II. O homem não “está pronto”, pois ele se faz no decorrer do seu próprio existir.

III. O mundo pode se apresentar para além de nossa compreensão, já que esta, encontra-se em constante construção. Vale acrescentar que não pretende se estabelecer nenhuma justificativa que seja dada como absoluta, mas sim busca-se um sentido que possa harmonizar as turbulências que acompanham nossa existência.

IV. A liberdade de cada um ganha valor à medida que o sujeito de apropria das responsabilidades envolvidas em cada escolha.

A verdade é subjetiva, pois resulta da maneira de como os fenômenos são significados pelo sujeito.

O pensamento existencialista, fundamenta-se em uma concepção de Homem que reconhece que a existência, precede a essência. Assim, encontramos um viés de diálogo que pode se estabelecer entre a Fenomenologia Existencial e os estudos Lacanianos.

Considerando o despertar de uma curiosidade sobre a correlação entre Existência e Essência, me coloco à disposição, para contribuir na busca de “novos” sentidos, à partir da apropriação de sua singularidade, viabilizando o despertar do interesse, em se deparar com outros desdobramentos de sentido, no seu percurso existencial.

A existência é fundamentada pelo homem a partir de três contextos, os quais:

  • o modo de vida estéticobusca-se aproveitar a vida em cada momento
  • o modo éticoage sempre de forma correta nos contextos de trabalho, vida pessoal e familiar
  • o modo religiosoquando o sujeito age com base em uma consciência de fé

 

A existência demarcada por fenômenos existenciais:

  • Passadoafetividade
  • Presentefala
  • Futuroo entendimento direcionado pelo presente

 

Para Sartre, a única maneira de atingirmos a verdade, evitando tornar o homem objetivo é a partir do “cógito” (subjetividade). Por ele, podemos desvelar o mundo a partir da intersubjetividade.